domingo, 14 de julho de 2013

Pimenta-biquinho

Eu fui num jantar há algumas semanas e comi uma salada que me encantou! Era simples! Folhas verdes (alface, rúcula, almerão) temperadas com limão e sal e pimenta-biquinho! Nunca tinha comido essa pimenta, até porque sou alérgica a alguns tipos e sempre evito tentar. Mas ela estava tão bonita no meio daquele verde todo, que eu arrisquei. E me surpreendi! Pois, ao contrário das demais pimentas, ela não é ardida (e não me deu alergia)! Dá pra comer um montão! Ela tem esse nome porque é redondinha, do tamanho de uma acerola e tem um biquinho na ponta. Pesquisei um pouco sobre ela, descobri que ela é a única que não contém em suas sementes capsaicina, a substância que faz arder. Mas ela oferece, como todas as outras, betacaroteno e vitamina C. Como não arde, pode ser consumida em quantidade suficiente para se tornar uma ótima fonte desses elementos! Você pode encontrá-la em conserva ou fresquinha, nas feiras-livres e frutarias. Além da salada, descobri que se pode fritá-la em azeite de oliva, polvilhar com sal e servir como acompanhamento de carnes de porco e frango (dizem que combina mais com carnes brancas). Ela é bem vermelhinha, então fica linda nos pratos! Vá em frente, tente uma receita com pimenta-biquinho, a pimenta que não arde!
Bom café! ;)